Para as famílias mais religiosas, o batismoé uma tradição muito importante. Um evento religioso e não social, mas que merece ser registrado e guardado com muito carinho.
Como geralmente as crianças são batizadas bem pequenas, os pais ainda estão na fase de adaptação e acabam esquecendo de se programar para o registro desse momento tão especial. Acabam lembrando quando estão na igreja e observam os fotógrafos fazendo o registro de outras crianças.
Claro, que com os celulares de hoje, é possível fazer um registro ou outro, mas com toda certeza aquelas fotos emocionantes, apenas um fotógrafo experiente conseguirá registar.
Praticamente todas as igrejas permitem a presença do fotógrafo. Não é necessário ser um profissional que atue na própria igreja, mas pode ser alguém escolhido pela família.
O ensaio fotográfico do batismo pode ser feito de duas formas: um registro apenas da cerimônia religiosa ou é possível estender para a recepção que muitos costumam fazer após a missa. O ideal, para os pais que não vão cedo para a missa, é que cheguem pelo menos 30 minutos antes do batismo em si, pois algumas fotos posadas fora da igreja precisam ser feitas antes da cerimônia.
O ideal é que os pais, padrinhos e familiares esqueçam os celulares nesse momento e foquem apenas no que de fato é importante, o batismo do bebê/criança. Deixe que o fotógrafo contratado se preocupe em registrar os momentos de sorrisos, de emoção e de alegria. Faz parte do trabalho dele captar mais do que uma imagem, mas sim, a emoção e as reações das pessoas.
Muitas pessoas acham que fotografar um batizado é algo simples e sem mistério. Porém, na prática, essa não é uma realidade. Precisa ter experiência para conseguir fazer as fotos sem flash, por exemplo, pois geralmente é proibido o uso dentro da igreja. Além disso, o fotógrafo precisa conhecer a cerimônia, pois como ela acontece em conjunto com outras crianças tudo é muito rápido e precisa de agilidade para registrar os momentos certo. A tradicional foto da criança na pia batismal ou da unção com o óleo são as fotos mais solicitadas pela família.
Abaixo alguns dos principais registros que devem ser feitos durante um batismo:
1. Fotos antes do batizado da criança;
2. Imagem geral da igreja com os convidados presentes;
3. Closes da criança no colo dos pais e padrinhos;
4. Fotos da interação da criança com os convidados;
5. Fotos individuais e posadas da mãe, pai, madrinha e padrinho.
6. Fotos com os irmãos, avós e tios e foto geral com todos os convidados;
7. Momentos do batizado e dos rituais da cerimônia;
8. Imagens do sacerdote (padre ou pastor) junto com a família e a criança;
9. Fotos de detalhes como roupa, vela, toalhinha, certidão e outros itens específicos dessa cerimônia;
10. Fotos durante a recepção, da mesa de bolo, das lembrancinhas e da criança durante o evento.
Claro que esses são exemplos, de algumas das fotos mais tradicionais e solicitadas. Você deve sempre conversar com o fotógrafo antes para deixar alinhado suas expectativas e avisar de algum registro especial que deseja.
Uma dica importante e que muita gente não se preocupa é a roupa dos pais e dos padrinhos. Para conseguir fotos bonitas e em harmonia, sugiro cores claras e leves como nude, bege, dourado, branco, rosa claro, amarelo claro, azul bebê e verde água. Evitem o preto e o azul marinho, eles costumam destoar muito da ocasião e do ambiente.
Registrar o batismo é guardar lembranças cheia de amor, significado e bons momentos do seu filho ao lado das pessoas que você mais ama. Um momento que você vai adorar relembrar e mostrar para a criança quando ela for maior.